NexB | Com taxa Selic em baixa o momento é favorável para investir em negócios | M&A - Fusões e Aquisições, Consultoria Empresarial e Serviços Financeiros

Com taxa Selic em baixa o momento é favorável para investir em negócios

Com taxa Selic em baixa o momento é favorável para investir em negócios

Com taxa Selic em baixa o momento é favorável para investir em negócios

A taxa Selic sofreu uma baixa histórica chegando em  2% ao ano, o que torna o momento no mercado financeiro propício para investimentos em negócios.

Selic é a taxa básica de juros definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, qual  é a base de cálculo para operações financeiras.

O valor baixo faz com que investimentos tradicionais, como de renda fixa, deixem de ser rentáveis e “força” poupadores a colocarem o dinheiro em circulação.

A queda da taxa, que afeta os investimentos, é um dos reflexos da atual crise econômica causada pelo coronavírus.

Nesse contexto, a compra e venda de empresas e aquisição de novos negócios, como abertura de franquias, estão entre as melhores opções de investimentos.

Zuleika Bini Rastelli, diretora da rede NexB, empresa especializada em M&A, processo de fusões e aquisições de negócios, faz considerações importantes sobre o atual momento:

Segundo ela, o cenário faz com que os investidores comecem a pensar em diversificação e negócios com liquidez a médio, longo prazo.

“As melhores opções dependerão do risco que o investidor quer correr, da diversificação, do planejamento financeiro e da necessidade de liquidez”, afirma.

Para ela, adquirir uma empresa ou comprar uma franquia é uma boa opção, pois o planejamento do investimento é algo relevante a ser considerado.

“Os negócios tornam-se uma opção de investimento mais atrativo no cenário atual. Há um movimento de investidores que têm várias opções, com diversas posições societárias”, diz.

Projeções apontam aumento 0,75 por cento na taxa para 2021

Agentes do mercado financeiro no Brasil projetam que no ano que vem a taxa chegará a 2,75%. A previsão inicial era de 2,5%, mas os números só serão definidos de acordo com a estratégia do Banco Central.

Fatores como a inflação, preços, demanda e estímulo na economia serão decisivos nesta tomada de decisão do viés da Selic.

Mesmo com o possível aumento, Zuleika afirma que o momento é, muito favorável e apropriado para aquisição de empresas.

Para ela existem muitas oportunidades de bons modelos de negócios, com preço de ativos atrativos devido aos efeitos da pandemia na economia.

A diretora da rede NexB destaca a viabilidade à compra de empresas, seja no modelo de franquias ou em outras operações, o que, para ela é um investimento com risco mais baixo.

“É mais seguro investir em modelos já testados, e se possível consolidados, do que iniciar um negócio do zero”, afirma.

Zuleika fala ainda de investimentos no mercado imobiliário e aplicações em bolsas, cujos retornos e liquidez são obtidos a longo prazo.   Portanto, se sua opção é empreender e aproveitar as oportunidades de investimentos em modelos de negócios rentáveis e sustentáveis. É de suma importância contar com especialistas neste momento, que o ajudará no processo de M&A (aquisição e fusão), seja na apresentação de negócios, com informações confiáveis como valuation e orientação no modelo societário etc.