NexB | Pandemia favorece captação de crédito por parte de empresas | M&A - Fusões e Aquisições, Consultoria Empresarial e Serviços Financeiros

Pandemia favorece captação de crédito por parte de empresas

Pandemia favorece captação de crédito por parte de empresas

Pandemia favorece captação de crédito por parte de empresas

A pandemia causada pelo novo coronavírus atingiu a economia do mundo inteiro, sendo responsável por queda nos rendimento e até fechamentos de pequenas e médias empresas.

Porém, mesmo com todas as adversidades do momento, a captação de crédito por parte de empreendedores foi facilitada para que negócios pudessem ser salvos.

Bancos estatais e privados flexibilizaram – e muito – a política de empréstimos para que empresários levantassem recursos para manter seus empreendimentos.

Taxas foram reduzidas e prazos para pagamentos aumentaram, o que incentivou e alavancou as operações de captação de créditos por parte das empresas.

Somente o Desenvolve São Paulo, agência financeira do governo paulista, atendeu, nos nove primeiros meses do ano passado 825% mais empresas do que em 2019.

Apenas em três meses a demanda registrada pela agência foi superior à soma de 11 anos de atividade.

Em abril e maio de 2020 houve aumento de 2.161% das operações em relação a fevereiro e março, quando a Covid-19 começou a se espalhar.

O Desenvolve São Paulo criou um pacote que melhoraram as condições para pagamento, o que gerou o aumento da procura dos empresários.

O juro da linha de capital de giro foi reduzido de 1,43% para 1,20% ao mês e o prazo passou de 36 para 42 meses.

O período de carência também aumentou de 24 para 36 meses para projetos de investimento, com juros de 0,41% ao mês mais taxa Selic.

Operação deve ser orientada por especialistas

Quem é dono de uma empresa e está pensando em fazer uma captação de crédito durante a pandemia deve ser orientado por consultores especializados.

Cibele Rocha, analista de crédito da NexB, alerta para os cuidados que o empresário deve tomar ao fazer uma captação de recursos para seu negócio.

“É muito importante ter organização e planejamento para poder passar por esta etapa turbulenta e, de repente, até se reinventar”, afirma.

Ela falou do perfil dos empresários que estão buscando a captação de crédito e as finalidades mais comuns para os recursos.

“São empresas à procura de credito para fluxo de caixa, pagamento de folha, investimento nas mudanças e para poder suprir e se adaptar à realidade”

Cibele fala dos benefícios que a NexB oferece aos parceiros e qual o caminho mais indicado na hora de captar recursos.

“A NexB tem vários parceiros que oferecem linhas de crédito, como bancos, fundos, fidic, fintech, entre outros”.

Cibele diz que a empresa faz uma análise para saber em qual perfil a empresa se enquadra para, a partir daí, fazer a melhor opção.

A escolha é feita de acordo com a necessidade identificada pela consultoria depois de uma análise criteriosa de cada caso. A NexB é uma empresa que está em atividade desde 2008 tem como missão o trabalho de suporte em serviços financeiros, consultorias e o M&A.