NexB | Estudo de viabilidade econômica e financeira é imprescindível para empreendedores | M&A - Fusões e Aquisições, Consultoria Empresarial e Serviços Financeiros

Estudo de viabilidade econômica e financeira é imprescindível para empreendedores

Estudo de viabilidade econômica e financeira é imprescindível para empreendedores

Estudo de viabilidade econômica e financeira é imprescindível para empreendedores

O mundo dos negócios está cada vez mais exigente no que se refere a estratégias de mercado e tomada de decisões.

Estudar e planejar ações é fundamental para a saúde financeira e o sucesso de um empreendimento, independentemente do tamanho e da quantidade de dinheiro investido.

Nesse contexto, um minucioso levantamento da viabilidade econômica e financeira de uma empresa é um dos passos mais importantes que uma empresa deve dar.

O estudo utiliza estatística, matemática financeira e informática na busca por uma solução eficiente, que leve a uma decisão compensadora para o negócio.

O objetivo é criar uma ferramenta para auxiliar nas decisões entre investimentos alternativos ou verificar se determinado negócio apresenta condições de atingir o retorno exigido.

Além disso, decisões de investimento são importantes para a empresa porque envolvem valores significativos e geralmente têm um alcance de longo prazo.

Se a análise é referente a uma grande decisão, como ampliação de um já existente, o prognóstico é decisivo para aceitação ou rejeição da proposta.

O professor Raymundo de Souza Neto, mestre em Controladoria e Finanças pela PUC-SP, afirma que existem diversas metodologias para a tomada de decisão.

Ele, que também é franqueado NexB em São José do Rio Preto, destaca a importância da análise da viabilidade econômica para os empreendedores ao investir.

“O termo investimento é extremamente genérico, pois permite aceitar desde investir numa microempresa até em uma megafusão industrial”, afirma.

“Portanto, é necessário o domínio de vários indicadores para estruturar um modelo que forneça resultados otimizados”, considera.

Uma das principais opções de mercado, para o professor, é o M&A, que passa por um momento de crescimento.

Atualmente, segundo ele, são muitas as empresas cujo crescimento se dá via processo de fusões e aquisições, ou, em inglês, mergers & acquisitions.

Afinal, o que é viabilidade econômica e financeira?

Mais que um plano de negócio, o estudo de viabilidade econômica e financeira é um índice calculado sobre as despesas e lucros de um negócio.

Ele possibilita se fazer um cálculo e definir se o dinheiro e o tempo investidos são viáveis para o empreendedor.

É por meio dele que se obtém uma projeção sobre o possível retorno financeiro, de acordo com o capital investido e a análise de mercado.

Toda vez que um empreendedor for investir, abrir ou comprar uma empresa, ele deve estar atento aos benefícios da viabilidade financeira.

O uso do método é fundamental para a diminuição dos riscos, impedindo o fechamento de negócios sem o retorno do mínimo de lucro necessário.

É importante saber que os dados analisados no estudo podem variar de acordo com as características de cada empreendimento. 

Análise de mercado e de indicadores e projeção do fluxo de caixa são os principais tópicos analisados no momento do estudo.

Depois de somados os valores necessários o empreendedor tem, enfim, definida a viabilidade financeira do negócio. O modelo de planejamento é recomendado para toda e qualquer empresa que preze pela economia de tempo e dinheiro.