NexB | M&A é vantajoso também para pequenas e médias empresas | M&A - Fusões e Aquisições, Consultoria Empresarial e Serviços Financeiros

M&A é vantajoso também para pequenas e médias empresas

M&A é vantajoso também para pequenas e médias empresas

M&A é vantajoso também para pequenas e médias empresas

Quem não conhece a fundo o termo M&A, sigla em inglês para “Mergers and Acquisitions”, normalmente se confunde quanto ao real significado dele.

A tradução para português é “fusões e aquisições”, um processo que se aplica a qualquer empresa, não importando o tamanho ou o segmento.

É comum entre empreendedores pensar que o M&A é utilizado apenas por grandes companhias, em operações que envolvem altos valores financeiros.

No entanto, a concepção é errada e esse mito precisa ser desfeito para que todos os empresários tenham acesso aos benefícios do processo.

Fernando Marino, CEO e fundador da NexB, empresa que tem o M&A como uma das missões junto ao mercado, faz importantes considerações sobre o tema.

Para ele, pequenas e médias empresas devem ver o M&A como estratégia de crescimento, já que por meio dele é possível encontrar opções de crescimento.

“O M&A pode ajudar na captação de investidores, novos sócios ou e a fusão ou venda de uma participação da empresa”, afirma.

Fernando diz também que o M&A oferece segurança, profissionalização, velocidade nas negociações e processo estruturado como vantagens às pequenas e média empresas.

Segundo o CEO, as PME’s também ganham com fortalecimento da marca, diversificação de produtos e serviços, ampliação de território e combate a grandes concorrentes.

Para Fernando, 2021 deve ser bastante favorável para que PME’s iniciem processos de M&A por conta da volta da segurança para os investidores.

“Tivemos o anúncio da vacina contra a Covid-19, que provocou muita expectativa no mercado. Isso vai refletir na captação e na velocidade das transações”, comentou.

NexB oferece uma gama de serviços a pequenos e médios empresários

A NexB é uma empresa que está em atividade desde 2008 e trabalha apoiando o pequeno e o médio empresário nas ações junto ao mercado.

A missão é oferecer consultoria empresarial e aparato em serviços financeiros, compra e venda de empresas e valuation, avaliação do valor de um negócio.

A empresa também atua na captação de crédito de pequenas e médias empresas, franquias e investimentos seguros, trabalhando em parceria com os empreendedores.

O grupo conta com uma equipe qualificada, com experiência em diversos setores do mercado e está presente em nove estados brasileiros e no Distrito Federal.

Para tornar os negócios mais abrangentes, a NexB conta também com escritórios em Portugal, facilitando a conexão de investidores brasileiros com o mercado europeu.

Fernando Marino dá dicas para pequenos e médios empresários que querem ser tornar parceiros na NexB e contar com o suporte do M&A. “É importante estudar o negócio, participar de eventos e, sobretudo, contratar uma empresa especializada para orientar os passos para um M&A”, diz ele.