NexB | Pitch: a ferramenta que torna seu negócio mais atrativo e rentável | M&A - Fusões e Aquisições, Consultoria Empresarial e Serviços Financeiros

Pitch: a ferramenta que torna seu negócio mais atrativo e rentável

Pitch: a ferramenta que torna seu negócio mais atrativo e rentável

Pitch: a ferramenta que torna seu negócio mais atrativo e rentável

Fazer com que o público conheça uma empresa e os produtos ou serviços oferecidos por ela é fundamental para o sucesso do negócio.

Uma das ferramentas mais utilizadas na busca desse objetivo é o pitch, que é uma apresentação direta do conteúdo oferecido pelo empreendimento.

As vantagens da utilização do pitch são várias, a começar pela exposição detalhada sobre a empresa, áreas de atuação e diferenciais.

Além disso, cria-se a possibilidade de inovar, ampliar e gerar ainda mais valor para o negócio, atraindo investimentos e aumentando o faturamento.

Para que o pitch atinja os resultados esperados junto ao público, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas.

A linguagem deve ser objetiva, atrativa, com conteúdo enriquecido por números que deem mais ênfase à mensagem que está sendo transmitida.

Outro ponto fundamental é o empreendedor elaborar um bom roteiro e se colocar no lugar do investidor para tentar entender as vantagens oferecidas pela empresa.

O pitch pode ser feito para qualquer tipo de empresa, porte ou segmento. O que muda é a forma de se apresentar e o conteúdo.

Porém, as startups e PMEs, que necessitam alavancar seus negócios, são as que mais se utilizam dessa forma de comunicação com os clientes.

Os pitches podem ser feitos em várias diversas e tempos variados. O foco é sempre expressar resumida e objetivamente o que é o negócio.

As apresentações podem tem de 30 segundos a 20 minutos, dependendo exclusivamente do teor e da forma da mensagem a ser transmitida.

Público e objetivos devem ser bem definidos ao se fazer um pitch

Quando se decide fazer um pitch é necessário ter bem claro o público que se deseja atingir e como fazer isso da melhor forma.

O diretor executivo da NexB, Fernando Marino, define de que maneira o pitch deve impactar os possíveis investidores de uma empresa.

“A ideia é apresentar a empresa de forma resumida, concisa e falar o que ela resolve de problemas no mercado”, diz ele.

Fernando lembra que o pitch é mais do que uma apresentação institucional, já que é direcionado a um público maior e mais específico.

O pitch é o primeiro contato entre uma empresa e um potencial parceiro, por isso deve ser feito com a maior objetividade possível.

A NexB trabalha com foco em PMEs e tem à disposição dos parceiros o serviço de pitch, cada vez mais importante para esse segmento.

O grupo auxilia startups, empresas e investidores neste processo desde o estudo inicial até a fase de conclusão.

Para formatar a mensagem, a NexB analisa todos os aspectos do negócio, extraindo o que de melhor ele pode trazer de soluções para o investidor.