O que é a sustentabilidade do negócio?
Como você já deve ter ouvido falar, a sustentabilidade é um termo normalmente atrelado aos aspectos ambientais, um dos pilares mais famosos dessa cadeia tão conceitual quanto prática.
Apesar disso, o termo não só pode como deve ser aplicado à gestão financeira de uma organização.
Trata-se do uso inteligente dos recursos com gastos feitos na medida certa e uma boa cultura contra despesas desnecessárias e a favor da criação de uma reserva para emergências
No cenário das corporações, assim como na vida pessoal, o ideal é que se alcance uma realidade de equilíbrio e conforto, capaz de garantir a possibilidade de suportar projetos de longo prazo.
Consequentemente, a empresa acaba cumprindo com sua missão social e todos os lados saem ganhando. Isso significa que a sua imagem será fortalecida como uma instituição que pensa de forma sustentável e age a respeito do assunto.
Por último, mas não menos importante, cheque a possibilidade de utilizar fontes de energia renováveis. Essa iniciativa já é uma realidade em muitas empresas no mundo inteiro, garantindo retorno lucrativo e fortalecimento da marca diante do público.
A implementação dessas alternativas tem se tornado cada vez mais acessível para companhias de diversos tamanhos. Por isso, reflita sobre o seu negócio e tente descobrir quais são as medidas que poderão transformar seus processos e estabelecer um verdadeiro diferencial.
A questão da natureza é um dos pilares mais abordados. Ele afirma a necessidade de se manter a harmonia entre os componentes para assegurar a integridade não só da natureza, mas também do planeta e da sociedade ao longo das gerações.
Dessa maneira, considerar a sustentabilidade como algo específico da gestão dos recursos naturais finitos é um verdadeiro equívoco. Ela se estende muito além.
Quais são os pilares da sustentabilidade?
A face voltada para o mundo corporativo é um dos pilares desse termo. Nele, como abordamos anteriormente, preza-se pela durabilidade da empresa por meio de ações estratégicas. Para isso, as práticas de sustentabilidade devem estar alinhadas com o modo de pensar da empresa. Isso precisa se tornar parte do seu DNA.
Neste painel, o grande desafio é traduzir as táticas em ações práticas que vão fazer com que a empresa se sustente nos próximos anos com prosperidade.
Essa resposta não passa de um feedback natural que provém de má administração, pois, quando uma crise vem, aquilo que não é essencial cai primeiro.
Sendo assim, se a organização não percebe a necessidade do pensamento sustentável, essas ações serão cortadas.
_____________________________________________________________________________
Prof. Raymundo de Souza Neto – Mestre em Controladoria pela PUC/SP
FRANQUEADO UNIDADE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP