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Tempos de desafios para Escritórios de Contabilidade.

Tempos de  desafios para Escritórios de Contabilidade.

Tempos de desafios para Escritórios de Contabilidade.

Em meados dos anos 90 quando iniciei minha jornada como técnico em Contabilidade, muito por influência do meu pai, logo notei que aquela profissão nada atraente não seria muito a minha praia.

Não muito distante e também não tão atraente assim, guiei meus esforços para a área tributária, e por lá fiz todo o meu desenvolvimento e de onde aprendi que o tal “atraente”  pode ser feito e aprimorado dependendo de como você encara a realidade.

Sendo um profissional de finanças por mais de 30 anos percebi um forte movimento dessas duas áreas, bem como, dos novos advogados uma tendência de evolução gigantesca na agregação de valor aos negócios, seja ele no mundo corporativo, como nos escritórios de contabilidade e advocacia.

Fazer um bom planejamento tributário, estar atento as oportunidades tributárias, recuperação de impostos do passado, gestão de compliance, administração de passivos, e muitos outros, são a muito tempo a premissa a ser avaliada em executivos da área e se tornaram objeto de desejo de grandes empresas, bem como, das médias e pequenas também, ainda em estágio de crescimento.

Profissionais que antes se preocupavam em atender as inúmeras exigências dos governos, passaram a ter um foco muito mais consultivo nas empresas e muito mais gerador de valor as empresas do que antes.

Assim vejo a mesma evolução aos escritórios de contabilidade em particular, que estão a algum tempo obrigando-se  a mudar a forma de atuação  junto aos seus clientes, o velho jeito de fazer contabilidade anda com os dias contados, se reinventar e agregar valor aos negócios tem sido a tônica de alguns anos pra cá, aquele velho jeito de emitir um boleto dos honorários e enviar as guias de impostos a pagar e a folha de pagamento ao empresário no final de mês, já não são mais o modus operandi de grande parte desses empresários.

O seu cliente quer mais, e os desafios dos escritórios são exatamente saber o que oferecer de seus produtos, como se tornar um escritório atraente, agregador, cheio de oportunidades e que elevem os resultados dos seus clientes e por consequência os seus próprios resultados.

Alexandre Vidal

DIRETOR DE NOVOS NEGÓCIOS NEXB